O termo Social Media em inglês é traduzido para Mídia Social em português e significa o uso do meio eletrônico para interação entre pessoas.
Os sistemas de relacionamentos digitais combinam textos, imagens, sons e vídeo para criar uma interação social de compartilhamento de experiências.
O ser humano é antes de tudo um ser social, as ferramentas digitais estão potencializando essa tendência e alterando completamente a comunicação dessa nova economia.
Alan Dubner
Mídias sociais: você está preparado?
A resposta é “não”! Ninguém está preparado para lidar com a revolução das mídias sociais. Nem os experientes seniors do mundo digital, nem os nativos da Internet que “twittam” todos os dias. O fato é que novidades chegam todos os minutos pelo Google, Orkut, Twitter, Ning, Myspace, Youtube, Facebook, Flickr e tantos outros. Novos verbos como “googar” e “twittar” se incorporam rapidamente ao vocabulário diário, nos dando a estranha sensação de que não podemos mais viver sem essas palavras.
A Mídia Social elegeu o Obama, está revolucionando o jornalismo, acabou com a guerra no Irã, está reinventando a propagandas, implementando saúde e educação. Mas afinal, o que é Mídia Social? Mídia Social é a comunicação de todos para todos. Até poucos anos atrás a comunicação de massa era de um para todos. Da TV para o telespectador, do jornal para o leitor, da rádio para o ouvinte e assim por diante. Quem detinha os meios de comunicação, detinha o poder. Isso mudou! Agora todos podem produzir e receber informações através da maior rede de comunicação do planeta: a Internet. "Mídia" são os meios e "Sociais" são os relacionamentos. Atenção: não confunda o "Sociais" com o "social" da responsabilidade social , que nesse caso é outra coisa.
Quem decide mergulhar nesse mar de possibilidades passa por vários estágios: primeiro, o desconforto de não ter a menor ideia de qual tecla apertar. Não se iluda, pois isso vai acontecer e é normal! Mesmo que você seja um “expert” em alguma comunidade, isso não quer dizer que você não precise de um tempo pra se habituar a outras. A regra é que não há regras nesse mundo: cada comunidade tem sua razão de ser e funciona do seu “jeitão” exclusivo e particular, ermitindo determinadas formas de comunicação. Por exemplo, não pense que porque você é orkuteiro vai se achar fácil no Facebook. É preciso dar tempo ao tempo, sentir o clima da comunidade, entender qual é a razão dela existir e de você fazer parte dessa tribo. É como, por exemplo, fazer uma faculdade e depois entrar em outra. São mundos totalmente diferentes!
O segundo estágio já envolve certo sabor: encontrar amigos, familiares, colegas de trabalho, descobrir o que você pode fazer, como se comunicar, ler coisas interessantes, compartilhar o seu mundo, ter novas ideias, fazer negócios. Começa a ficar gostoso. Ou não! Você pode descobrir no meio do caminho que aquilo não tem nada a ver com você. Tudo bem! Nada é para todo mundo. Mas pelo menos ter uma ideia é importante, pois você ouvirá falar muito desse assunto, seja no seu trabalho, entre amigos e principalmente na conversa dos seus filhos.
O terceiro estágio é muito bom e nem todos chegam lá: é quando você se sente em casa, familiarizado com as ferramentas, e consegue explorar o melhor dos mundos. É quando você pensa: “Ah! Agora saquei!” e se diverte pra valer, cria, inventa, faz, refaz, compartilha, experimenta, arrisca, evolui.
O itu.com.br sempre esteve à frente de seu tempo, trazendo para Itu (em 2000) um portal de serviços e notícias antes mesmo da banda larga chegar na cidade. O conceito que norteou o desenvolvimento desse portal sempre foi apoiado no relacionamento com a cidade, valorizando pessoas e projetos, estimulando a participação, trazendo para o virtual a vida que existe nas ruas de Itu e região. E já que as Mídias Sociais são os meios para facilitar a comunicação e o relacionamento entre as pessoas, podemos considerar que há 10 anos elas fazem parte do cotidiano do itu.com.br. Mas o mundo mudou! As ferramentas hoje são muitas e, assim como fomos responsáveis por ensinar centenas de pessoas sobre Internet, hoje continuamos no caminho, celebrando as novidades e incorporando as novas ferramentas, sempre com a mesma filosofia.
Por esta razão, decidimos abrir essa espécie de bússola: “Mídias Sociais: tudo que você queria saber, mas tinha vergonha de perguntar”. O Itu.com.br vai desvendar os principais caminhos das Mídias Sociais. Nosso intuito não é esgotar esse assunto inesgotável e sim aguçar sua curiosidade para entrar nesse universo colaborativo, ou então compartilhar com nossos leitores sua experiência.
Semanalmente faremos uma reportagem abordando um assunto diferente sobre as Mídias Sociais, sempre com interação, dicas, entrevistas com pessoas da área, vídeos e sugestões.
Prepare-se para saber mais sobre Twitter (afinal, para que serve?), Ning (a rede das redes), Youtube (onde você vê e faz TV), Facebook (que elege até presidente!), Orkut (o número um do Brasil), blogs (muito mais do que um diário), Linkedin (a rede de terno e gravata), Myspace (o templo da música), Flickr (revelando seu talento), DIG (caça ao tesouro), Google (de substantivo a verbo) e outras novidades que aparecem todos os dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário